noticias_banner

Notícias Imprensa e Média

CCV satisfaz 80 porcento de pedidos de vistos para países membros da UE

0 Comentários
2831
24 Mai 2015

O projeto do CCV, promovido por Portugal, tinha como parceiros iniciais a Bélgica e o Luxemburgo, mas atualmente compreende a Alemanha, a Áustria, a Eslovénia, a Eslováquia, a Finlândia, a França, a Itália, a Noruega, os Países Baixos, a República Checa e a Suécia.

A responsabilidade pela coordenação/gestão do CCV cabe ao encarregado da Secção Consular da Embaixada de Portugal na cidade da Praia, podendo vir a ser indicados, por cada um dos países participantes, funcionários destacados para ali trabalharem.

O atual diretor do CCV, o Português João Mendes, considera que o balanço «é extremamente positivo», tendo em conta que a instituição arrancou apenas com sete países e hoje contabilizam 14.

Segundo o responsável, o CCV emite vistos de curta duração para países europeus com uma forte tradição e presença das comunidades de Cabo-verdianos, pelo que diz acreditar que o centro tem contribuído para a facilitação do processo de pedidos cuja média tem vindo a crescer, já que no ano transato foram recebidos 14 mil solicitações.

Para celebrar o 5ª aniversário do CCV, foi lançado um novo site, o que, segundo João Mendes,  vai simplificar e tornar informações mais acessíveis para todos aqueles que pretendem solicitar um visto e sobre os países Schengen.

A criação do CCV na capital cabo-verdiana, financiado com cinco milhões de dólares pela UE, enquadra-se no âmbito da Parceria para a Mobilidade entre Cabo Verde e a Europa comunitária, por sua vez está integrada na Parceria Especial entre as duas partes, que vigora desde 2007.

A Parceria para a Mobilidade visa melhorar a circulação legal de pessoas entre a UE e países terceiros, através da redução do prazo de tomada de decisão sobre a emissão de vistos, taxas de vistos preferenciais e a isenção total dessas taxas para diferentes categorias de pessoas.

Para a UE, o objetivo a longo prazo é haver, em Cabo Verde, uma janela única para receção e emissão de vistos de curta duração para toda a Europa comunitária

Fonte: África 21 online

4.0
Última Modificação: Terça 26 Maio 2015 06:51
Artigos Relacionados: Emissão de vistos para a Estónia Visita do Primeiro-Ministro de Portugal ao Centro Comum de Vistos CCV - Centro Comum de Vistos representa a Suíça Centro Comum de Vistos capacita autoridades cabo-verdianas sobre fraude documental O Centro Comum de Vistos de Cabo Verde é a "face visível" da parceria para a mobilide Alargamento do Centro Comum de Vistos de Cabo Verde CCV quer diminuir emigração ilegal com facilitação de vistos Governo de Cabo Verde elogia trabalho do Centro Comum de Vistos
vistos schengen Centro Comum de Vistos permanências consulares biometria ccv cabo verde comunidades portuguesas vistos curta duração embaixada portugal cabo verde mne workshops cidade da praia

Feed Notícias de Portugal

SSL Certificates