História do Centro

HISTÓRIA DO CENTRO COMUM DE VISTOS NA CIDADE DA PRAIA

No quadro da Abordagem Global das Migrações pela União Europeia (UE), a República de Cabo Verde foi seleccionada como o país africano pioneiro para o projecto “Parcerias para a Mobilidade”, pilar programático importante no reforço das relações entre as duas partes.

No contexto desse projecto comunitário e atendendo ao crescente número anual de pedidos de vistos Schengen, Portugal propôs a criação de um Centro Comum de Vistos (CCV) na Cidade da Praia, aberto a todos os Estados Membros da UE.

Ao projecto juntaram-se a Bélgica e o Luxemburgo, países com grandes comunidades cabo-verdianas.

A Comissão Europeia aprovou o projecto de co-financiamento do CCV, em Dezembro de 2008.

O CCV propõe-se criar melhores condições de atendimento aos requerentes, contribuindo assim para o reforço do relacionamento entre cabo-verdianos e a UE, e também facilitando uma maior presença de parceiros europeus na Cidade da Praia.

O CCV, utilizando o Visa Information System (VIS), efetua a recolha de dados biométricos e emissão de vistos biométricos.

O CCV tem ainda a missão de informar os requerentes dos documentos necessários para a instrução dos pedidos de visto. Foi criado um sistema de marcação de entrevistas via telefone e um sistema de preenchimento de formulários através da Internet. A introdução deste conjunto de mecanismos pretende reduzir a lista de espera das marcações, aumentar a celeridade na emissão dos vistos e reduzir o número de indeferimentos por deficiente instrução dos pedidos.

O CCV - Centro Comum de Vistos

é apenas responsável pela recepção, processamento e emissão de vistos Schengen.

 

Info Contacto

Avenida da OUA, nº 39 - 1º • Achada de Santo António

Cidade da Praia - Cabo Verde

(+238) 260 39 80
(+238) 262 55 04

Siga-nos no Twitter

Países Participantes

SSL Certificates